Translate

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Risoto passo-a-passo




Resolvi publicar este post porque, ultimamente, estou sempre fazendo risotos e pretendo postar muitos.
E todo risoto segue essa formulinha mágica - Então, aqui vai um passo-a-passo, para vc consultar e até criar os seus próprios risotos.
Este é  básico do preparo de qualquer risoto. A diferença vai estar nos ingredientes que vc vai acrescentar ao final e de que forma vc vai acrescentá-los. Mas, o basicão é esse:

Quantidades:
Para 2 xícaras de arroz arbóreo ou carnarolli (400g) que serve 4 pessoas:
150-200ml de vinho branco seco ou talvez um tinto, quem sabe, vai depender, é claro, do tipo de risoto que vc está fazendo;
50 g de manteiga, metade para dourar e metade para umedecer no final;
1 cebola ou 1 talo médio de alho-poró, a escolha depende dos ingredientes do risoto;
1 litro de caldo - por aí, pode ser mais ou menos.

Quer ver como fazer um delicioso, caseiro e saudável caldo de legumes? Clique aqui
Pretendo, em breve, postar caldo de frango, de peixe e de carne, me aguardem..hehe

Queijo – a maioria leva o parmesão, ralado na hora tanto como ingrediente, como  para levar à mesa. Pode ser outro queijo.

Preparo:
Aqueça manteiga e refogue a cebola ou alho-poró, até ficar transparente. Sempre espere a manteiga derreter e começar a fazer espuma  para adicionar a cebola ou o alho-poró.
Acrescente o arroz e doure, sem deixar queimar.
Adicione o vinho, diminua a chama, deixe evaporar.
Adicione o caldo QUENTE, que pode ser de legumes, ou de frango, peixe, ou até mesmo água, de concha em concha, tampe a panela parcialmente, mas -  e isso é MUITO IMPORTANTE -   mexa o arroz o tempo todo, de minuto a minuto, senão ele gruda no fundo da panela. Vá aproveitando para mexer outras panelas.....mas não saia do pé do fogão, abra a tampa toda hora, mexa, mexa e mexa seu risoto. Delicadamente. Sempre.
Qdo estiver quase cozido, adicione o ingrediente principal do seu risoto: aquele que já está quase cozido, mas ainda não cozinhou total....tipo ervilha congelada, ou presunto parma ( que é cru), etc, acerte o sal e aguarde 1 ou 2 min.
Desligue o fogo e adicione o restante da manteiga e o queijo que for usar, tipo parmesão, ou gorgonzola, ou outro, mexendo delicadamente e tampe a panela, cozinhando por mais 1 minuto.
Sirva imediatamente!

DICAS:
A  consistência deve ser cremosa. 
Sirva imediatamente, pois, se for esfriando, o creme se torna um pouco denso. Acrescente mais um pouco de caldo se precisar esquentar.
O risoto deve ficar al dente, mas sem exageros.
Se for usar água, acrescente um pouquinho de sal. Se for usar tablete industrializado, siga as instruções do fabricante e tenha o caldo pronto e quente para ser usado.
A quantidade de caldo pode variar, para mais ou para menos, tenha sempre mais caldo à disposição.
O risoto é uma refeição completa, dispensando acompanhamentos. Mas ele pode ser um acompanhamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário